Uganda

A República de Uganda está localizada no continente africano – mais especificamente na região dos Grandes Lagos Africanos. O país compartilha uma parcela substancial do Lago Vitória com o Quênia e a Tanzânia. Uganda também se encontra dentro da bacia do Nilo, possuindo clima variado, preponderando as características de savana. O Parque Nacional Impenetrável Bwindi e o Parque Nacional de Gorilas Mgahinga – também conhecidos como santuários dos gorilas-das-montanhas – se encontram em Uganda. A capital do país é “Kampala”, as línguas oficiais são inglês e suaíli, e o país é maioritariamente cristão, com 83,9% da população que se confessa cristã.

Segue texto extraído da revista Christian Service Bulletin, publicada em Junho de 2021, de uma carta enviada pelos irmãos Ddungu Daniel, Ssemutereke Deo e Thembo Festo.

“Vemos novamente o Senhor abençoando os santos em Busia. É por Sua graça que, durante estes tempos difíceis da pandemia, pudemos fazer essa visita a essa parte do leste de Uganda. Apesar das restrições por causa do Covid-19, o Senhor tornou possível organizar uma Conferência Bíblica nessa cidade. Observamos cuidadosamente as diretrizes estabelecidas pelo governo, incluindo a limitação do número de participantes, reduzindo para 200 em vez dos 700 habituais. O tema principal foi “Vitória por meio do Senhor Jesus”.

O irmão Hilvert Wijnholds nos havia enviado esboços de estudos bíblicos acerca desse assunto, realizados anteriormente no Canadá. Em uma panorâmica, o irmão Festo traçou a estrutura do tema em inglês e em luganda (língua falada em boa parte do país). O irmão Paul Meijer nos havia enviado vídeos referentes ao tema: “Vitória” de irmãos como Viv John, Sam Headley, Tim Hadley e Steve Campbell. Isso também nos ajudou a meditar e preparar os tópicos.

Com a ajuda do Senhor, detalhamos por que, como crentes, precisamos dessa vitória e como o Senhor a proporciona a nós. Estamos enfrentando constantemente a três inimigos: o mundo, a carne e o diabo. É muito importante que os reconheçamos para que saibamos como viver baseados na vitória que o Senhor Jesus nos assegurou, porque Ele mesmo venceu esses inimigos. Em tudo isso, vimos que, por causa da morte voluntária do Senhor na cruz, Ele providenciou a vitória para todos aqueles que creem nEle.

Entre outras passagens, lemos Romanos 7:14-25 e aprendemos que o crente realmente possui duas naturezas: “aquele que é nascido da carne”, e que, por causa de sua própria natureza, “não pode agradar a Deus”; e “aquele que é nascido do Espírito”, que pela essência da sua nova natureza “não pode pecar, porque [é] nascido de Deus”. Em Romanos 7, encontramos essas duas naturezas claramente distinguidas e mencionadas lado a lado.

Um crente não deve ter uma desculpa para andar segundo a carne, alegando que a velha natureza o fez ser infiel e pecar diante de nosso Senhor. As Escrituras claramente nos dizem para andar no Espírito, para não cumprirmos os desejos da carne. É muito importante para um cristão andar sempre no Espírito.

Terminamos os estudos bíblicos, examinando como podemos vencer esses três inimigos, para que possamos crescer espiritualmente e viver vitoriosamente. Vimos a necessidade da leitura e estudo da Palavra de Deus, bem como dedicar tempo à oração.

Infelizmente, dois de nossos irmãos, Thembo Festo e Robert Naaman, se envolveram em um acidente fatal quando um veículo em alta velocidade colidiu com sua motocicleta no caminho de Mukono para Kampala. O irmão Robert Naaman morreu no local e Thembo Festo sobreviveu com ferimentos (fratura de fêmur).

Somos gratos ao Senhor pelos médicos do hospital onde o irmão Festo passou dez dias. Os médicos realizaram uma cirurgia bem-sucedida para reparar o osso. Festo escreveu recentemente: ‘Agora estou em casa, sob cuidados domiciliares e estou muito grato por ser cuidado, financeira e espiritualmente. Continuem orando pela família de nosso irmão Naamã e por mim. Em tudo isso, continuo olhando para cima, confiando no Senhor, que é a nossa força e esperança. Estando em casa, eu uso meu tempo para traduzir livretos, hinos espirituais e atividades semelhantes.’

Orem pelos santos em Busia que visitam regularmente os distritos do leste de Uganda (onde mais e mais pessoas estão se interessando pela Palavra de Deus): por sabedoria, orientação e força do Senhor. Orem também pelos testemunhos locais da Igreja na parte oriental de Uganda, para que continuem crescendo espiritualmente.

Somos gratos ao Senhor pelo trabalho de construção do salão para a Conferência Bíblica em Busia, Uganda. Isso é muito necessário para futuras conferências bíblicas no leste de Uganda. Que o Senhor conceda os fundos necessários para o término da construção.

Orem pelo fornecimento de Bíblias em luganda (língua falada em boa parte do país) para os santos no leste de Uganda, já que muitos irmãos não as têm. Muitos são pobres e não têm dinheiro para comprar Bíblias. Hinários com hinos espirituais em luganda também são necessários.”