Havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz.

Colossenses 1:20

A CRUZ INDESTRUTÍVEL

Em uma colina na antiga colônia de Macau, na costa chinesa, os portugueses haviam construído uma grande catedral. Porém, terríveis furacões a danificaram e, porque o prédio não era bem cuidado, caiu em ruínas. Somente a fachada, sobre a qual havia uma imponente e gigantesca cruz, permaneceu em pé.

Visto que aquela parte da costa é particularmente tempestuosa, já houve muitos naufrágios. Entretanto, aquela cruz era visível a uma distância considerável e servia de sinalização para muitos marinheiros, guiando-os em segurança ao porto.

A catedral em ruínas é uma ilustração adequada das igrejas e das organizações cristãs que têm se estabelecido ao longo dos muitos séculos. Muitas podem parecer poderosas e eficientes de longe, mas de perto somente a fachada é reconhecível. E não são tanto os ataques de fora que têm ferido a cristandade, mas a infidelidade a Deus e à Sua Palavra dentro da própria igreja.

Entretanto, a cruz ainda está erguida como um ponto de referência, o testemunho de um evento único na história da humanidade: a cruz sobre a qual o Salvador do mundo morreu. Essa cruz é visível para todos cuja vida está naufragada, e é nela que a salvação pode ser encontrada. O que aconteceu no Calvário é tão decisivo e importante para todos, que o objetivo do apóstolo Paulo era chamar atenção daqueles que o ouviam para o Senhor Jesus Cristo e Sua crucificação (cf. 1 Coríntios 1:18; 2:2).