Jesus... viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

Lucas 19:5

ZAQUEU, O QUE FOI ACHADO (2)

Quando alguém começa a buscar o Senhor Jesus sinceramente, logo se torna claro que essa pessoa tem sido buscada há muito tempo. Zaqueu queria ver o Senhor Jesus; e o Salvador o encontrou. Os olhos do Senhor o encontraram no topo da árvore. Eles nunca tinham se cruzado antes, entretanto, o Filho de Deus o chamou pelo seu nome.

O Senhor Jesus sabia quem Zaqueu era e que tipo de homem ele era. Agora, Zaqueu aprendeu quem o Senhor Jesus é: Ele é o Senhor que ignora a opinião pública com Sua graça perdoadora, desejando ser o Hóspede do publicano. Então, Ele fala para Zaqueu descer urgentemente da árvore. Percebendo que o Senhor Jesus de Nazaré devia ser o Redentor esperado, Zaqueu prontamente O recebeu tanto em sua casa como em seu coração.

Os hipócritas murmuraram pela atenção concedida a alguém que eles não aprovavam. Mas o Senhor Jesus veio especificamente para os perdidos. Com amor Ele falou a Zaqueu: “Hoje veio a salvação a esta casa… Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (vv. 9-10). Se Zaqueu não tivesse se considerado “perdido” ou se ele não tivesse atendido à ordem de descer da árvore e receber o Senhor, ele teria perdido aquela oportunidade única de encontrar o Salvador.

Todavia, ele recebeu o Senhor com grande alegria. O seu relacionamento com Deus, que estava quebrado, foi restaurado. E com o Senhor Jesus, a paz entrou em sua casa e em seu coração.

(Concluído)