Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

1 João 4:7-8

O amor é um ideal ou uma realidade?

Para muitos homens e mulheres, o verdadeiro amor é um ideal fascinante, mas inalcançável, que muitas vezes vai se afastando cada vez mais daquele que o busca, assim como o horizonte para o qual se está caminhando. Quantas decepções cruéis sofrem aqueles que pensavam por fim havê-lo alcançado! A Bíblia, a Palavra de Deus, nos fala de um amor puro, real, duradouro, comprovado por atos. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (1João 4:8-9). O Senhor Jesus morreu por pessoas de respeito, amáveis e que o mereciam? Não! Ele morreu por todos os homens, por pessoas que se opõem a Deus e fazem o mal! Esse é o amor de Deus!

Mas ainda tem mais: Deus não apenas provou que nos ama, mas também transmite Seu amor para aquele que aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor. “O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5). Por esta razão o Senhor Jesus pode nos animar a amarmos aos nossos inimigos, fazer o bem aos que nos odeiam e a orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44). Apenas esse amor de origem divina pode nos possibilitar que aceitemos a nosso próximo assim como ele é (talvez primeiramente ao meu conjugue?) e o amemos com seus defeitos. Prossigamos com a força que o Senhor nos dá.