O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

Salmo 111:10

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 111)

“Grandes são as obras” de Deus na criação (v. 2). Mas o que pode ser dito de Sua singular obra, essa da redenção (v. 9)? Quão gloriosa e majestosa ela é (v. 3)! Adoramos Aquele que a realizou, e concluímos com o apóstolo: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32)? Ele não nos garante o pão nosso de cada dia (v. 5)? Sim, que Deus confirme o que Ele é: “benigno e misericordioso” (v. 4). Considerar as Suas obras fortalece a nossa fé em Sua Palavra; Suas obras nunca contradizem Seus mandamentos. Ambos são verdadeiros. Seus mandamentos são fiéis (v. 7), e os que os praticam “revelam prudência” (v. 10).

O primeiro passo que um homem deve dar no caminho da sabedoria é temer a Deus. De acordo com o versículo 5, é igualmente o único caminho para resolver o terrível problema da fome no mundo… mas também o único que as nações não consideram.

O louvor do Senhor “permanece para sempre” (v. 10; assim como a Sua justiça, v. 3, e os Seus mandamentos, v. 8). Cantemos Seus louvores de agora em diante.