E tirou dali o seu povo com alegria, e os seus escolhidos com regozijo. E deu-lhes as terras dos gentios; e herdaram o trabalho dos povos.

Salmo 105:43-44

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 105:23-45)

O poder do Senhor é manifestado em todo o livro de Êxodo. Em primeiro lugar encontramos aqui Seus milagres em juízo contra os egípcios (vv. 27-36), depois Seus milagres de graça para com Israel (vv. 37-41). Por mais terríveis que tenham sido as pragas que afligiram o Egito, elas não foram enviadas apenas para atemorizar e punir Faraó. Antes de tudo, o Senhor queria revelar-Se a Seu povo por meio de sinais e maravilhas (v. 27; Êxodo 14:31).

“Ele falou”, e todas as coisas aconteceram (v. 34). Como nos dias da criação, uma palavra foi suficiente para Ele convocar incontáveis pequenos agentes de Sua ira: moscas e piolhos, gafanhotos e pulgões (veja Hebreus 11:3). Que humilhação para um homem ser derrotado por simples insetos!

Israel deixou o Egito depois da Páscoa, trocando sua miséria por grande riqueza (v. 37). Eles sofreram debaixo de muita opressão; Deus os livrou com alegria e canto de júbilo (v. 43). Aqueles que trabalharam tão duramente se apossariam “do trabalho dos povos” (v. 44). E toda esta obra de redenção aconteceu como resultado da promessa do Senhor a Abraão (v. 42; veja Gênesis 15:13-14). Nada pode impedir Deus de consumar “sua santa palavra” (v. 42; Lucas 1:72-73).