E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando nossa mútua congregação, como é costume de alguns.

Hebreus 10:24-25

A IMPORTÂNCIA DE SE JUNTAR A OUTROS

Entre os cristãos hebreus existia o perigo que eles poderiam se cansar da caminhada da fé. Devido à amarga perseguição à qual estavam expostos, havia surgido a tendência de retornar ao judaísmo; talvez assim pudessem escapar de qualquer pressão vinda de fora, do mundo ou dos judeus. Portanto, na Epístola aos Hebreus, o Espírito Santo apresenta constantemente a Pessoa do Senhor Jesus em vários aspectos. Se ocupar com Ele é a única forma eficiente de fazer frente ao desgaste ao longo do caminho.

O hábito de negligenciar as reuniões havia aumentado entre eles claramente. Uma falta de verdadeira satisfação, e alegria na fé de um indivíduo, pode facilmente levar à diminuição do interesse nas questões espirituais, enquanto negligenciar o alimento espiritual causa a diminuição da alegria do indivíduo no Senhor. Esse círculo vicioso fatal só pode chegar ao seu fim por meio de um retorno determinado aos caminhos do Senhor.

O texto bíblico de hoje mostra que frequentar as reuniões está estreitamente associado com o nosso relacionamento de uns com os outros. Onde existe um real interesse nos outros, e onde um bom exemplo nos motiva a “estimularmos ao amor e às boas obras”, a prática de se reunir não deve ser negligenciada. Todos cuidarão que ninguém “se prive da graça de Deus” (Hebreus 12:15). Tal preocupação nunca irá encontrar a sua expressão em críticas insensíveis, mas no exemplo fiel, pelo qual, no cuidado pelos outros, um indivíduo pode servi-los em espírito de verdadeiro amor.