Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

Romanos 7:19;24

NÃO HÁ MELHORIAS PREVISTAS

  Às vezes se crê que o cristianismo é um conjunto de regras que se deve respeitar para melhorar os indivíduos e elevar o nível moral das famílias e da sociedade em geral. Ouça os ensinamentos de Cristo e as coisas melhorarão, ouvimos dizer. 

  Infelizmente, o homem por si mesmo é incapaz de aplicar esses preceitos perfeitos. Todos os que tentaram chegaram a essa desalentadora conclusão: “Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço” (Romanos 7:19). É necessário renunciar à intenção de melhorar por seus próprios esforços.

  Quem sabe essa afirmação nos pareça muito pessimista e exagerada, entretanto, é o que a Bíblia diz, e aquele que dá ouvidos à ela encontra o caminho da libertação. A Bíblia declara que todo homem, por natureza, peca (Romanos 7:17). Deus não suporta nem melhora essa natureza de pecado, mas a condena, como afirma o apóstolo Paulo: “Deus… condenou o pecado na carne” (Romanos 8:3). 

  Quando o Senhor Jesus tomou o nosso lugar sob o juízo divino na cruz do Calvário, foi tratado como nossa natureza perdida merecia. Mas Ele triunfou sobre a morte. E como consequência de Sua morte e ressurreição, Cristo comunica uma nova vida aos que O aceitam. 

  Nessa nova vida, com a ajuda do Espírito Santo, podemos fazer o que agrada a Deus e, ao mesmo tempo, tratar como morta nossa natureza caída, que em outro tempo nos governava (Efésios 2:10; Romanos 6:11). Essa é a vitória da fé.