As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.

Salmo 89:1

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 89:1-14)

  Sabemos que Etã, ezraíta, e Hemã, autor do salmo anterior, estavam entre os homens mais sábios do mundo. Apenas Salomão os excedeu em sabedoria (1 Reis 4:30-31). Etã e Hemã pertenciam à família de Zerá, filho de Judá. No entanto, eles compuseram seus salmos em momentos bem distintos. Enquanto Hemã falou apenas sobre vales e lugares sombrios, sobre fúria e ira, as palavras recorrentes de Etã são misericórdia e fidelidade. Essas características divinas são relembradas e viram motivo de louvor. Assemelha-se a uma resposta para a angústia e a dor do salmo precedente. É como se Etã tivesse escrito sua instrução para revigorar a fé de seu irmão. Hoje, o Senhor Jesus possui um Corpo, do qual Ele é a cabeça, e nós, Seus membros. Por isso, precisamos uns dos outros para nos encorajar e nos edificar (Provérbios 27:17; 1 Samuel 23:16; 1 Coríntios 12:14-27). Deus é bom; Deus é fiel; e é assim que O conhecemos, e nossa fé se aferra a Ele mesmo quando os eventos parecem contradizer essa misericórdia e fidelidade (1 Coríntios 1:9; 10:13). Quando olhamos para as circunstâncias, ficamos amedrontados, mas, quando pensamos no Senhor e em Seu amor fiel, recobramos o ânimo.

  Os versículos 3 e 4 aludem à promessa feita a Davi e à sua descendência, ou seja, ao próprio Cristo (2 Samuel 7:16).