Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.

Salmo 75:8

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 75)

  Esta canção de Asafe é posterior à sua experiência no Salmo 73. Ele não somente parou de invejar o ímpio e o perverso, mas, sabendo o terrível fim que os aguardava (Salmo 73:17), ele os adverte falando da parte de Deus (v. 4). Essa tarefa é nossa responsabilidade também; precisamos falar aos pecadores a respeito da soberania, justiça e do poderoso amor de Deus.

  Profeticamente, temos Cristo falando aqui sobre o tempo em que Ele receberá a congregação de Israel (v. 2; Salmo 73:24). Então cada um deles ocupará o lugar que lhes foi designado pelo Senhor. Muitos dos que ocuparam o primeiro lugar serão os últimos, e os últimos serão os primeiros (Marcos 10:31; 1 Samuel 2:7). Tanto o mundo quanto os cristãos procuram elevar-se à custa do rebaixamento dos outros. Mas os cristãos são mais culpados, pois conhecem o exemplo de humildade do Senhor Jesus. Queridos leitores, o próprio Senhor reservou um lugar específico para que testemunhemos neste mundo, e também nos reservou um lugar específico na casa do Pai.

 “Deus é o juiz: a um abate, a outro exalta” (v. 7). Os critérios de Deus para a exaltação e o abatimento são inteiramente opostos aos do mundo, que são baseados em feitos, resultados e realizações. Nada disso impressiona a Deus. Como juiz, o que Deus julga é a arrogância, o orgulho e o coração duro (vv. 4-5). Tais características estão presentes no coração tanto dos incrédulos quanto dos redimidos do Senhor. Entretanto, nós, que invocamos o nome do Senhor (v. 1), temos de nos exercitar no que Paulo diz à igreja de Corinto: “Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1 Coríntios 11:31-32).