João 2:13-25

De Cafarnaum o Senhor Jesus sobe a Jerusalém. A páscoa dos judeus está próxima. Essa festa já perdera a característica das “festas fixas do Senhor”, nem de uma “santa convocação” (Levítico 23:2; Cf. João 7:2). O templo está cheio de mercadores vendendo os diferentes animais necessários para os sacrifícios. O Senhor, indignado com esse vergonhoso comércio, purifica a casa de Seu Pai (v. 16).

Amigo cristão, o seu corpo é o templo do Espírito Santo. Se você tem-se permitido ser invadido e ser dominado por hábitos e pensamentos impuros, deve deixar que o Senhor coloque tudo em ordem e o santifique. É interesse dEle que você ame o Seu Pai.

As pessoas de quem se fala nos versículos 23-25 criam em Jesus com as suas mentes, sem que os seus corações fossem verdadeiramente tocados. Reconheciam o Seu poder para realizar milagres, mas isso não era fé, e o Senhor Jesus não se comprometeu com eles. Porque “a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo” (compare v. 22 com Romanos 10:17). O perfeito conhecimento que o Senhor Jesus tem do coração humano é uma prova de Sua divindade (v. 25; leia Jeremias 17:9, 10). Mas o Seu amor não se tem esfriado por isso. Seu motivo para amá-los provém dEle mesmo e não do amor que o homem Lhe retribui.