João 10:22-42

Com evidente má fé, os judeus uma vez mais questionam o Senhor: “Se tu és o Cristo, dize-o francamente” (v. 24). Mas, Ele não só já havia declarado isso a eles (por exemplo 8:58), senão que também o havia demonstrado (v. 25, 32, 37, 38). Assim, de agora em diante, Ele limita as Suas atividades só ao Seu rebanho. As ovelhas pertencem a ele por direito; primeiro, porque o Pai as tem dado expressamente a Ele (v. 29), e depois, também, porque Ele as resgatou. Os versículos 27 e 28 são muito preciosos porque nos dizem o que Ele faz pelas Suas ovelhas: Ele lhes dá vida eterna, Ele as conduz, Ele as abriga sob a proteção de Suas mãos — e elas são caracterizadas por ouvirem a Sua voz e O seguir. Isso é certamente a resposta adequada ao Seu maravilhoso amor!

De novo os judeus tentam apedrejar o Senhor Jesus (8:59), desta vez acusando-O de blasfêmia. “Sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” dizem eles. Esta era verdadeiramente a ambição do primeiro Adão e de todos os seus descendentes: ser igual a Deus. Porém o Senhor Jesus seguiu exatamente o caminho oposto — “Pois ele, subsistindo em forma de Deus”, foi “reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou” (Filipenses 2:6-8).

No entanto, o versículo 42 ainda conclui: “E muitos creram nele” (tal como no cap. 8:30). Estes se tornaram Suas benditas ovelhas.