Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o SENHOR.

Salmo 40:16

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 40)

  Glorioso Salmo! Cristo, o Homem ressurreto, Se apresenta para descortinar as “maravilhas” e os “desígnios” de Deus para conosco (v. 5) em quatro sucessivas figuras. A primeira nos leva à eternidade antes do tempo (vv. 6-7; Hebreus 10:5-9). Como o Único capaz de resolver a questão do pecado, o Filho oferece a Si mesmo para ser o Servo obediente: “Eis aqui estou… agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu”.

  A próxima figura nos mostra o Senhor Jesus sobre a terra, anunciando e cumprindo “toda a justiça” (Mateus 3:15), testemunhando do Deus de bondade e verdade, falando sobre Sua fidelidade e Sua salvação. A vida de Cristo está resumida nos versículos 8 a 10.

  Em terceiro lugar, o Salvador está diante de nós na solene hora em que Ele teve de dizer: “As minhas iniquidades me alcançaram…” (v. 12). Minhas iniquidades??? As numerosas iniquidades que alcançaram o Senhor Jesus eram as minhas e as suas, leitor! O Salmo 38:4 as descreve como “fardos pesados”.

  E, por fim, a última figura que nos faz retornar aos versículos 1-3: o “poço de perdição” e o “tremedal de lama” dão lugar à rocha da ressurreição. Cristo, arrancado da morte pelo poder de Deus, canta louvores e convida os homens a se unirem a Ele em um “novo cântico” (v. 3).