Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer.
Neemias 6:3
Trabalho para o Senhor
A sugestão dos inimigos parecia boa, mas era enganosa: “Vem, congreguemo-nos… no vale de Ono”. Ono era o “vale dos operários ou artífices”, mas o povo de Deus não podia trabalhar em conjunto com seus inimigos nem mesmo para reconstruir os muros de Jerusalém (Neemias 6:2; 11:35). Por isso, Neemias rejeitou a proposta: “Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer”.
Em Jerusalém, o trabalho do governador Neemias tinha algumas características:
- Neemias colocou-se à disposição de Deus: à semelhança de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8), assumindo a responsabilidade. O serviço para o Senhor é sempre voluntário. Quando recebo uma tarefa, devo realizá-la sempre de forma fiel e conscienciosa!
- Neemias trabalhou até que o muro ficou pronto. No serviço para o Senhor, não basta ter cooperado alguma vez no passado. Pelo contrário: é preciso manter-se envolvido e cumprir o ministério (2 Timóteo 4:5).
- Quando Neemias ajudou a fechar as brechas, ele trabalhou de verdade. Não quero apenas falar sobre o trabalho, como tanta gente faz, mas quero fazê-lo!
- Era uma “grande obra”: primeiro Neemias ouviu que os judeus viviam em “grande miséria”; em seguida, ele orou ao “Deus grande”; no final, houve “grandes sacrifícios” e “grande alegria” (Neemias 1:3,5; 12:43).
A ética de trabalho de Neemias estabelece um padrão altíssimo para mim!