Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
Daniel 5:27
LEVE DEMAIS
O texto citado acima, do profeta Daniel, nos fala da noite memorável em que a grande Babilônia cairia nas mãos dos persas (539 a.C.). Enquanto o exército inimigo se preparava para tomar a cidade, o rei Belsazar oferecia um banquete para seus príncipes e suas mulheres. De repente, aterrorizado, viu aparecer os dedos de uma mão que escreveram quatro palavras na parede e logo desapareceram. Foram quatro palavras que, interpretadas pelo sábio Daniel, bastaram para Deus mostrar qual seria o futuro de Babilônia e de seu príncipe: contado, contado, pesado e dividido. O número dos dias do poderoso monarca chegava ao seu fim, pois havia sido pesado na balança de Deus e, pela mesma, o reino não tinha peso suficiente e seria dividido. A sentença divina se cumpriu naquela mesma noite.
Deus tem uma balança para nossas ações, para nossas palavras e nossos pensamentos. Não pensemos que atingiremos o peso graças à nossa boa vontade, nossa posição social e as nossas obras em geral. Os homens “pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade” (Salmo 62:9). Não existe nada em nós ou em nossos semelhantes que pode satisfazer as exigências da justiça divina.
Não existe alternativa senão a condenação? Quem poderá contrabalancear o peso dos nossos pecados? É uma graça infinita que o Senhor Jesus Cristo tenha vindo para expiá-los por meio de Sua morte na cruz. Ao nos apropriar pela fé da preciosa obra que o Senhor Jesus realizou na cruz, somos aceitos por Deus e feitos justos em virtude dos méritos do Redentor.