E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.
Isaías 60:21
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 80)
No final do Salmo 79, Israel declara a Deus que eles são ovelhas de Seu pasto. O Salmo 80 começa invocando o “Pastor de Israel”. Como ovelhas dispersas, incapazes de encontrar o caminho de casa, o fiel clama: “Restaura-nos, ó Deus” (vv. 3, 7, 19). Esta obra de restauração após o desvio é parte do cuidado amoroso de nosso Bom Pastor (Salmo 23:3).
“Mostra o teu esplendor” (v. 1), o remanescente roga em aflição. Efraim, Benjamim, e Manassés foram as tribos cujos estandartes seguiram imediatamente atrás da arca, figura de Cristo (Números 10:22-24).
Do versículo 12 em diante, os fiéis ficam abismados: por que Deus entregou à pilhagem e ao fogo a vinha, ou seja, Israel, que Ele trouxe do Egito e plantou com tanto carinho? O Senhor responde a essa pergunta, em Isaías 5:4, com outra pergunta: “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas veio a produzir uvas bravas?”.
Mas, ao contrário da videira infrutífera que Israel se tornou, o bom Agricultor nos tornou ramos da Videira verdadeira, plantados pelo Senhor para Sua glória (Salmo 92:13; Isaías 60:21).