Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:8-10

A FÉ SALVADORA

  Uma mulher era conhecida por sua fé em Deus e sua piedade. Por isso, ela ficou muito surpresa quando um pregador lhe disse, numa conversa particular, que ela precisava de Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Ela respondeu irritada: “Eu nunca faltei a nenhum culto na igreja; eu tenho lido minha Bíblia e orado todos os dias. Eu tenho feito muitas coisas boas para os meus vizinhos e, até onde eu sei tenho feito tudo o que um cristão deve fazer. E agora você vem e me diz que nenhuma dessas coisas é decisiva?”.

  Então o pregador explicou, a partir da Bíblia, que todos têm cometido pecados e que não podem salvar-se a si mesmos. Isso é algo que nós precisamos admitir francamente e lançar mão do sacrifício vicário do Senhor Jesus Cristo por meio da fé. Todos os que confiam em suas boas obras estão perdidos.

  Uma grande luta teve início na vida daquela mulher. Por um longo período de tempo ela sentou-se ali, com seu rosto coberto por suas mãos. De repente, ela exclamou: “Ó Deus, todas essas coisas foram realmente em vão? Então, eu sou apenas um pobre farrapo diante de Ti!”. Sua consciência havia sido despertada; ela reconheceu mais e mais, claramente, que não poderia permanecer na presença do Deus santo. Finalmente, ela aceitou o Filho de Deus como seu Salvador.

  Não há dúvida que Deus espera boas obras. Mas elas não podem contribuir para nossa salvação eterna. Entretanto, quando alguém é salvo por meio da fé em Cristo, tal pessoa pode praticar as boas obras que Deus tem “preparado de antemão”. Tais pessoas receberão a aprovação de Deus.