Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados.

Atos 3:19

Voltando-se para Deus

A palavra “conversão” quase desapareceu da nossa linguagem. Talvez ainda seja utilizada ao falar das missões cristãs em terras estrangeiras, ou então em um contexto desdenhoso. No entanto, esta palavra designa o processo mais importante na vida de uma pessoa.

Quem deseja entrar em um relacionamento com o Deus vivo e alcançar a glória eterna, deve em um momento de sua vida ter experimentado a conversão, uma mudança radical. Essa não é a doutrina de alguma seita, é o ensino inconfundível da própria Bíblia.

A conversão significa uma verdadeira mudança de direção na vida. É precedida pela compreensão de que somos responsáveis perante nosso Criador e que nos tornamos culpados. Significa renovar nossa vida fundamentalmente. Quem quer que seja convertido a Deus, para e admite abertamente diante de si mesmo e diante de Deus, o curso errado que sua vida tomou; ele confessa sua culpa sem encobrir nada. Ele se afasta de toda maneira perversa e errada de viver para, de agora em diante, viver de acordo com a vontade de Deus.

Quando alguém se volta para Deus, confessando sua culpa, Deus o direciona para Jesus Cristo e Seu sacrifício expiatório, a base sobre a qual Ele pode perdoar pecados. A conversão sincera a Deus e a fé em Jesus Cristo e Sua obra de expiação caminham juntas.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo… e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:1–2).