E, avistando uma figueira perto do caminho, [Jesus] dirigiu-se a ela, e não achou nela senão somente folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti, para sempre. E a figueira secou imediatamente.
Mateus 21:19
A figueira sem fruto
É significativo que o Senhor Jesus não tenha passado Suas últimas noites em Jerusalém. Não havia espaço para Ele nas casas, nem nos corações. Retornando para a cidade certa manhã, o Criador do universo estava com fome. Porém, Ele ansiava ainda mais pela reação do Seu povo ao Seu amor. A figueira, onde Ele procurou frutos em vão, simboliza o povo de Israel (cf. Os 9:10). O povo devia sua origem a Deus, que havia chamado Abraão na Mesopotâmia e mais tarde libertou a nação escravizada no Egito e a trouxe à terra de Canaã. Quanto trabalho Deus dedicou ao Seu povo! No entanto, a maior prova do Seu amor foi enviar Seu filho, que em vão buscou o amor do povo, porém não encontrou fruto.
Amaldiçoar a figueira mostra que Deus precisa julgar o pecado do Seu povo. Entretanto, aprendemos na Bíblia que muitos em Israel se converterão a Deus no futuro, e Ele estabelecerá uma nova aliança com eles (cf. Jeremias 31:31-34). O povo de Israel rejeitou a Jesus Cristo, seu Messias. Hoje em dia, Deus apela aos povos de todas as nações por meio do evangelho, oferecendo-lhes a salvação eterna. Porém, não será sem consequências sérias, eternas, se ignorarmos ou rejeitarmos o Filho de Deus. Portanto, atendamos ao chamado do evangelho por meio de «arrependimento para com Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo» (At 20:21).