Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes... e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.

2 Crônicas 34:27

Um coração terno

Durante o trabalho de restauração no templo, o sacerdote Hilquias descobriu o livro de lei. Provavelmente era o livro de Deuteronômio. A Palavra de Deus foi imediatamente levada ao rei Josias, e Safã, o escrivão, leu-a em voz alta para ele. Quando o monarca ouviu a acusação que ela continha, percebeu quão gravemente Deus havia sido desonrado pelo Seu povo. Josias rasgou as suas vestes como sinal de arrependimento e lamento. Deus aceitou a humilhação dele e enviou-lhe uma mensagem por meio da profetisa Hulda. A desgraça que Ele havia decidido trazer sobre Jerusalém e seus habitantes não afetaria a nação infiel até depois da morte do rei.

Uma característica em particular destaca Josias neste incidente: o coração dele se enterneceu. Ele não havia sido endurecido para o mal, nem era indiferente à Palavra de Deus. Por isso, o rei se desagradou quando as palavras da lei revelaram o terrível estado da nação de Israel. Como reagimos quando Deus demonstra Seu desagrado com atitudes erradas na nossa vida por meio da Sua Palavra? Como reagimos quando a leitura da Palavra revela o estado lamentável do povo celestial de Deus?

O Senhor vê se nosso coração é terno e se nos humilhamos em vista da nossa falha. Então, Ele pode nos demonstrar Sua graça.

«A um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.» (Sl 51:17).