Desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.
2 Timóteo 3:15-16
Um livro que vale a pena ler
Aqueles escritores clássicos gregos e romanos da Antiguidade, Homero, Platão, Cícero, Virgílio ou Tácito – ainda vale a pena lê-los? Quantos estudaram as obras desses poetas e pensadores nos tempos de escola! E, de fato, até hoje há entusiastas que se aprofundam nesses textos antigos para descobrirem mundos desconhecidos. Outros buscam diretrizes para si e a atualidade ao lerem-nos.
Se, por outro lado, abrirmos a Bíblia, imediatamente descobrimos sua reivindicação de transmitir as instruções de Deus para todos aqueles que buscam orientação para suas vidas. O texto de hoje tem em mente principalmente o Antigo Testamento, que já havia sido escrito na época. Ali, além das mensagens diretas de Deus, encontramos a confiança que as pessoas daquele tempo tinham nEle. Ela relata as experiências com o Deus delas, bem como a sabedoria que extraíam disso.
O mais impressionante nesses testemunhos antigos de fé é que eles anunciam a vinda da Pessoa apresentada detalhadamente no Novo Testamento: Jesus Cristo. Ele veio ao povo de Deus da antiguidade para cumprir as promessas do Antigo Testamento e demonstrou ser o Filho de Deus por meio dos Seus milagres. No entanto, o Novo Testamento não relata apenas a vida e morte na cruz de Jesus Cristo, mas também Sua ressurreição e ascensão ao céu. Isso significa que Jesus Cristo está vivo e retornará para reivindicar Seus direitos. Ele tem poder para fazê-lo.