Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Mateus 16:26

Pelo que nos esforçamos?

Considere por um momento o que este versículo da Escritura realmente significa: ganhar o mundo inteiro, isto é, possuir absolutamente tudo na terra e desfrutar do respeito de todos. Qual a utilidade disso para nós, se é à custa de nossa alma? Podemos investir toda a nossa energia buscando vários valores ou tentando manter nosso padrão de vida em um nível aceitável. Este esforço não pode envolver meramente bens materiais, estoques e ações ou terras; pode dizer respeito à nossa reputação na sociedade ou à nossa posição profissional. De qualquer forma, isso nos impede de cuidar adequadamente do bem-estar de nosso “homem interior” – o preço de venda pelo qual jogamos fora nossa preciosa alma. Normalmente calculamos lucros e perdas com cuidado, mas, neste caso, cometemos um erro que não pode ser corrigido. Que experiência dolorosa é reconhecer que todos os valores e sucessos terrenos que alcançamos não nos satisfazem, em última instância. Quanto mais realizamos, mais nos esforçamos para obter. O que causa essa inquietação interior? Qual é a força motriz por trás de tudo? Quando o homem foi criado por Deus, ele recebeu uma alma preparada para a eternidade. Esta é a razão da vida após a morte para o gênero humano e, simultaneamente, o que causa seu anseio por valores permanentes e eternos, os únicos que podem satisfazer adequadamente a alma. Podemos encontrá-los para o tempo e a eternidade somente na comunhão com o Criador e por meio do Senhor Jesus Cristo.