Eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista.
Salmo 51:3-4
(Leia Isaías 59:1-21)
As iniquidades do povo formam uma barreira impenetrável entre o Senhor e eles. Deus não aceita nenhuma obra religiosa. E não pode intervir a favor dos Seus enquanto essa barreira existir. Será que esta é a razão pela qual algumas de nossas orações não são respondidas (Provérbios 15:8,29)?
A imensa lista dos pecados acumulados do povo é mostrada a eles nos versículos 3 a 8 para que fiquem conscientes de sua própria pecaminosidade. Romanos 3:10-18 relembra alguns desses pecados para estabelecer um argumento inquestionável acerca da impiedade da raça humana.
No versículo 9, quem fala é o remanescente fiel. Eles humildemente reconhecem a exatidão do quadro que lhes é apresentado. “Os nossos pecados testificam contra nós” (v. 12), e acrescentam uma nova lista de pecados aos que já haviam sido enumerados pelos profetas (vv. 1315). Em resumo, esse remanescente está mostrando o que é um espírito contrito e humilde (cp. 57:15). Portanto, o Senhor, de acordo com Sua promessa, irá confortá-los, reavivá-los por Seu Espírito e lidar com eles por meio do Messias, o Redentor e Libertador do povo, como também de todas as nações (v. 20; Romanos 11:26).