Que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
2 Coríntios 6:14-15
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 29:15-27)
“A vara e a disciplina dão sabedoria.” A vara pode ser usada em sentido literal para as crianças, ou figurativamente para todas as formas de disciplina que o Senhor usa com os Seus. Não há maior castigo que ser entregue a si mesmo (v. 15; Salmo 81:12).
Palavras precipitadas (v. 20), ira (v. 22) e orgulho (v. 23) são a raiz de muitos pecados. Mas, em contraste com o primeiro Adão, o versículo 23 dirige nossos olhos para o Senhor Jesus. Seu incomparável caminho de humildade tem sua contrapartida no lugar da suprema glória (Filipenses 2:5-11).
Outra armadilha é colocada pelo temor ao homem, que jamais pode coexistir com o temor a Deus (v. 25). É a Deus que escolhemos desagradar na tentativa de agradar (ou não desagradar) aos homens. Quantas pessoas têm sido arrastadas ao mal por más companhias a quem não ousam dizer não! Devemos posicionar-nos corajosamente sem temer as consequências, e confiemos em Deus, pois Ele é nossa torre forte.
Por fim, o versículo 27 nos lembra de que não há comunhão entre a justiça e a iniquidade (2 Coríntios 6:14-15). Que Deus nos mantenha em comunhão com Ele!