Saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

2 Reis 5:2-3

TESTEMUNHO E FÉ DE UMA MENINA

Durante uma guerra, uma menina israelita foi arrancada de sua terra natal e de sua família, e agora precisa servir na casa de Naamã, o comandante das tropas sírias, inimigos de seu povo. Não seria compreensível se ela começasse a duvidar da fidelidade e da bondade de Deus? Mas, evidentemente ela aceita seu destino das mãos de Deus. Todo o mal que os sírios fizeram contra ela e seu povo não a impede de ter compaixão com seu senhor, quando fica sabendo da doença incurável que lhe acomete.

Um coração afligido pela dor é mais receptivo ao sofrimento de outros. As palavras dessa escrava deixam transparecer real simpatia. Mas, ao oferecer a informação que pode levar à cura de seu senhor, ela ainda demonstra uma fé notável: embora não tenha nenhum exemplo de outro leproso que tenha sido curado enquanto ela estava em Israel, ela não tem dúvidas de que o profeta Eliseu é um homem enviado por Deus e que ele será capaz de curar Naamã.

Por fim, com certeza a sua conduta — a sua fidelidade no trabalho — também contribuiu para que a esposa de Naamã achasse que suas palavras mereciam crédito. Que o exemplo dessa simples menina nos encoraje a ser fiéis ao Senhor onde quer que Ele tenha nos colocado. Então, mesmo o mais simples dos testemunhos poderá ser uma bênção para as pessoas, ajudando-as a encontrar a vida eterna.