Eu já sou velho e entrado em dias... Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda.
Josué 23:2,6
O VALOR DA PALAVRA DE DEUS
Estava na hora de fazer outra visita a um velho amigo meu. Faz muito tempo que não o vejo. Há muitos anos ele vive em um lar cristão para idosos e, a essa altura, já tem mais de 100 anos, bem mais velho que eu. Teve uma vida plena — no serviço para o Senhor Jesus. Agora está fraco e depende da ajuda de outras pessoas. Mas ainda consegue se levantar todos os dias. Há alguns anos, contou-me alguns episódios de sua vida. Gostei de escutá-lo. Os jovens têm muito a aprender com o tesouro da experiência dos mais velhos. E, apesar da grande diferença de idade, ele sempre demonstrou grande interesse por mim. Evidentemente, sempre teve um carinho especial por jovens cristãos. Sempre ficava muito feliz ao notar amadurecimento espiritual nos mais jovens.
Depois da minha última visita, voltei para casa impactado. Não fiquei muito tempo e a conversa foi breve. Mas o que vi e ouvi ocupa minha mente até hoje. Meu velho amigo mostrou-me como fazia para ler a Bíblia e seu devocional diário com a ajuda de um aparelho eletrônico. Era um processo bastante lento — palavra por palavra. “Este é o meu alimento diário, até que o Senhor venha” — assim ele terminou sua demonstração. “Que coisa cansativa”, pensei. Deveríamos nos envergonhar quando, apesar da boa saúde, perdemos tantas oportunidades de nos alimentar da Palavra de Deus e de desfrutar dela. Que valor essa Palavra realmente tem para mim?
“Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida” (Deuteronômio 32:47).