[Deus] faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.

Jó 5:18

DEIXE AS FERIDAS SARAREM!

Há pessoas que não permitem que as pequenas feridas sarem. Ficam coçando e mexendo na parte machucada, de modo que a ferida abre novamente e volta a sangrar. Dessa forma, uma ferida superficial pode ficar bastante profunda.

O pior é que fazemos isso mesmo sabendo que uma ferida precisa de tempo para sarar; que precisa de uma cobertura protetora e cuidados.

Isso vale para feridas físicas e ainda mais para corações machucados: não toque, não fique mexendo na grande e amarga dor! Providencie paz e sossego! Não faça sangrar repetidamente o que mal começou a cicatrizar! Também não seja impaciente se a ferida demorar mais tempo para sarar do que o esperado!

Em um corpo saudável, mesmo as feridas muito profundas acabam se fechando. E uma alma saudável, ligada a Deus, também suportará um grande sofrimento e voltará a viver bem novamente, ainda que, às vezes, fiquem cicatrizes perceptíveis para o resto da vida.

Por isso, precisamos tomar cuidado para não ficar tocando nas feridas dos outros. Antes, vamos dar atenção à advertência: deixe as feridas sararem!

“Cura-me, Senhor, e sararei” (Jeremias 17:14). “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.” “O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra” (Salmo 147:3,6).