Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:3

PROBLEMA COM LOBOS

Aconteceu na época do Velho Oeste. Em certo vilarejo, os lobos tinham se tornado uma praga, colocando pessoas e animais em risco. Por isso, o governo liberou a caça dessas feras e prometeu uma recompensa para cada pele de lobo apresentada.

Pouco tempo depois, um caçador descobriu o rastro de uma fêmea e encontrou seu ninho com seis filhotes. Ele matou os animais, tirou a pele e foi reivindicar o prêmio.

Um ano depois, ele voltou a encontrar filhotes naquele mesmo lugar. Novamente matou a ninhada e buscou sua recompensa. Quando entregou as peles, perguntaram-lhe: “Já faz dois anos que você apenas entrega a pele de filhotes. Não conseguiu encontrar a mãe?”. O caçador respondeu: “Por duas vezes eu já consegui dinheiro pela pele dos filhotes. Se eu matar a mãe, ano que vem não haverá mais filhotes e eu ficarei sem dinheiro!”.

Você também age como esse caçador? Ele matou os filhotes e deixou a mãe viva; no ano seguinte, havia uma nova ninhada — e o perigo nunca foi realmente exterminado. Você sabe que é pecador e que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Mas você só muda um ou outro detalhe na sua vida, só combate um ou outro mau hábito — e deixa a raiz intocada.

Isso é inútil! Arrancar apenas os brotos não basta! O mal precisa ser arrancado pela raiz, você precisa “nascer de novo”! É impossível melhorar a vida antiga, pois uma “árvore má” não pode “dar frutos bons”. Só “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7).