Quebraram mais os caldeus as colunas de bronze, que estavam na casa do Sᴇɴʜᴏʀ… e levaram todo o bronze para a Babilônia.
Jeremias 52:17
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 52:17–34)
Ler sobre a pilhagem da casa do Sᴇɴʜᴏʀ, pensar nos caldeus quebrando e levando embora suas belas e poderosas colunas, e constatar no que se tornou o testemunho de Israel para as nações, é algo que nos enche de tristeza. Mas como isso pode se comparar com os sentimentos do Sᴇɴʜᴏʀ em relação à destruição da casa na qual Ele tinha colocado o Seu nome e à queda de Jerusalém (1Rs 9:6–9)! Por outro lado, que valor há nas promessas do Senhor para o vencedor em Filadélfia! “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém… e o meu novo nome” (Ap 3:12). Queridos amigos, ao terminarmos de ler este livro de Jeremias, peçamos ao Senhor que nos faça vencedores, ou seja, que guardemos Sua Palavra e não neguemos o Seu nome, até o Seu retorno.
Deus não permite que o livro encerre com uma nota triste. A graça manifestada a Jeoiaquim pelo sucessor de Nabucodonosor (vv. 31–34) é um testemunho dos cuidados que o Senhor jamais deixa de manifestar ao fraco remanescente de Seu povo.
