E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
Mateus 26:26
O significado da Ceia
O Senhor Jesus sabia que os terríveis sofrimentos da cruz eram iminentes.
Antes, porém, Ele celebrou a festa da Páscoa com Seus discípulos. Em breve, Ele iria entregar Sua vida voluntariamente à morte como o Cordeiro imaculado de Deus. Vislumbrando aqueles que iriam crer na Sua obra redentora no Gólgota, o Senhor Jesus instituiu a celebração cristã da Ceia do Senhor após a Páscoa judaica. Ele partiu o pão e dividiu-o entre Seus discípulos com as palavras: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. Depois, quando Ele lhes deu o cálice, disse aos discípulos: “Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”. Assim, a Ceia do Senhor aponta para a morte expiatória do Senhor Jesus, que trouxe a todos que creem nEle o perdão dos seus pecados.
O que os verdadeiros cristãos têm em mente ao celebrar a Ceia do Senhor? O próprio Senhor Jesus expressou Seu desejo: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22:19). Portanto, a Ceia do Senhor é uma ocasião especial para lembrar dEle e de fatos específicos que a Bíblia ensina acerca dEle: a encarnação do Filho de Deus, Sua vida santa para glorificar a Deus e em benefício da humanidade, Seus sofrimentos inexprimivelmente profundos na cruz para expiar os pecados e os resultados gloriosos de Sua obra expiatória para todos os crentes.
Esta Ceia é celebrada pelos crentes na expectativa da Sua volta (cf. 1 Co 11:26).
