Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
João 4:14
Saciando a sede do coração
Sem água, nada pode viver, pelo menos não da forma como conhecemos a vida nesta terra.
Isso torna particularmente importante saber se, na exploração de outros planetas, há água disponível ali. Nossa própria experiência também nos diz quão indispensável é a água para a nossa vida. Uma pessoa pode viver por um tempo incrivelmente longo sem comida, mas apenas por um curto período sem água.
Certa vez, quando o Senhor Jesus estava envolvido em uma conversa com uma mulher em um poço, Ele abordou o assunto, dizendo: «Qualquer que beber desta água tornará a ter sede» (v.13). Porém, então Ele prosseguiu falando de outro tipo de água, que não pode ser encontrado na natureza, nossa criação visível. Quem bebesse dessa água, Ele explicou, nunca teria sede novamente.
Essa água satisfaz o anseio do ser humano por aquilo que é infinito e eterno. Cristo o dá a todo aquele que vier a Ele, o Filho de Deus, pela fé. O que essa água significa? E a rica bênção decorrente da Sua morte expiatória na cruz: todos aqueles que creem em Cristo recebem a redenção, vida eterna e a dádiva do Espírito Santo (cf. Jo 7:38-39).
É o Espírito Santo que capacita os crentes a desfrutarem de uma comunhão feliz com Deus e o Senhor Jesus Cristo já na terra, uma comunhão na qual o anseio do ser humano por vida de verdade, amor e segurança encontram plena realização.