Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis.

Gálatas 5:17

A luta entre o Espírito e a carne

«Liberdade» é uma característica do chamado dos filhos de Deus, porém não é a liberdade de agir conforme a própria vontade, mas de cumprir a vontade de Deus, servindo uns aos outros em amor e levando as cargas uns dos outros. O poder, para conduzir nossas vidas com tal liberdade e em santidade como cristãos, é o Espírito Santo. «Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne» (v.16).

A lei, por assim dizer, é a exigência mínima de Deus ao ser humano, não dá a ninguém a força para viver de acordo com a vontade de Deus e resistir à vontade da carne. Nossas boas intenções sempre falham por causa da fragilidade humana. Somente o Espírito de Deus é o poder necessário; não há nenhum outro. Entretanto, o Espírito e a carne, duas forças opostas, estão presentes em cada crente enquanto ele estiver aqui na terra. Eles lutam um contra o outro. Quem vencerá? «Andai no Espírito», diz o apóstolo, ou seja, «Deixem que Ele os conduza», e «não cumprireis a concupiscência da carne.»

Não devemos tentar intervir nesse combate, lutando contra a carne. Somos incapazes de fazê-lo. No entanto, se nos deixarmos conduzir pelo Espírito de Deus e estivermos direcionados para Cristo, consequentemente não satisfaremos a vontade da carne. Os cristãos receberam uma nova vida cujas inclinações estão em harmonia com o Espírito Santo. Portanto, sob a direção dEle, eles são capazes de seguir a Cristo corretamente.