Lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor. Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos... e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só.

1 Samuel 7:2-3

Restaurando a alegria

Lamentar pelo Senhor indica que as pessoas não sentem mais a proximidade de Deus nem sentem alegria nEle. O povo de Israel estava nessa condição deplorável naquela época. Eles eram o povo de Deus e tinham todo motivo para serem gratos e felizes. Porém, faltava alegria no coração deles. Qual era a causa? Havia obstáculos à bênção de Deus, que eles mesmos haviam criado.

Por muito tempo, eles mal se importaram com a Arca da Aliança, aquele símbolo da presença de Deus no meio deles. Além disso, idolatria havia se infiltrado: eles não mais serviam apenas ao único e verdadeiro Deus. Entretanto, Deus não dividirá a honra devida a Ele com ídolos. E meras lamentações eram insuficientes. Portanto, Samuel ordenou que a nação inteira retornasse a Deus de todo seu coração e servisse somente a Ele. Ele sabia dos seus corações divididos. E, se eles não sentiam alegria, Ele sabia o verdadeiro motivo.

Se nos falta essa alegria, precisamos examinar nosso relacionamento com Deus. A Bíblia é o parâmetro de Deus pelo qual podemos avaliar a nós mesmos. Então, depende de obedecermos a Deus. Retornar com nossos corações significa reconhecer nossas ações, nossas palavras e nossos pensamentos errados e confessá-los diante de Deus. Ocultá-los não serve de nada; Deus nos conhece por inteiro. Nem ir para a confissão, nem a tradição religiosa levarão à verdadeira alegria. Um retorno pessoal a Deus é o que se precisa urgentemente.