E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:6-7
O papel dos pais
Um cristão assistia admirado ao primeiro voo de duas jovens corujas. A lição delas era extremamente bem organizada sob o controle dos pais atentos que estavam empoleirados em um cabo elétrico para ensinar às jovens aves os fundamentos do seu primeiro voo. Em breve, aquelas corujas estariam caçando e alimentando-se, vivendo e praticando o que seus pais lhes haviam ensinado.
Esses momentos de iniciação são um lembrete do papel dos pais cristãos. Como é importante estar sempre ao alcance dos nossos filhos e ensinar-lhes, por meio da leitura da Palavra de Deus, tudo que define as virtudes morais do Senhor Jesus: obediência ao Pai, humildade, amor, bondade, paciência, integridade, abnegação etc. Esse é verdadeiramente o papel incontestável dos pais crentes.
É verdade que somente o Senhor Jesus pode levar nossos filhos à fé necessária para Ele se tornar o seu Salvador. No entanto, de qualquer forma, podemos ajudar-lhes, demonstrando um amor genuíno pelo Senhor e pela Sua Palavra. Orientando-os passo a passo na leitura da Bíblia, podemos delinear o caminho para eles seguirem a cada dia durante sua vida. Nossa presença junto a eles é necessária, não apenas para suprir as necessidades vitais ou a educação deles, mas também para familiarizá-los com o Único que pode salvá-los. Peçamos a Deus força e capacidade para cumprir essa difícil tarefa dos pais. Consagremos nossos filhos a Ele em oração. Ele os ama e cuidará deles. Porém, cabe a nós confiá-los a Ele.
