O que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Tiago 1:6
O caminho para fora das dúvidas
Muitas pessoas hoje em dia duvidam da Bíblia e da fé cristã. Elas questionam tudo. Quando se analisam as suas críticas atentamente, fica claro que há dois tipos de questionadores. Em primeiro lugar, há aqueles que duvidam intencionalmente. Se a sua consciência for afetada, a dúvida é o melhor meio de silenciá-la. Assim, eles optam por ler conteúdos que confirmem as suas dúvidas. Essas pessoas somente querem debater assuntos, o que não elimina dúvidas. A única coisa capaz de transformar a dúvida em certeza são fatos bem-fundamentados. E ao considerarmos assuntos eternos, nós, seres humanos, dependemos das informações que Deus deu.
A outra classe de questionadores consiste naqueles que sofrem de incerteza. Eles buscam a paz que a firme convicção dá, porém não encontram o caminho para obtê-la. No entanto, há um caminho, que está acessível a todos! O Senhor Jesus Cristo esclareceu-o há quase dois mil anos com as palavras: «Se alguém quiser fazer a vontade dele [ou seja, a vontade de Deus], pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo» (Jo 7:17). A condição necessária para a certeza pessoal em questões de fé é a prontidão para fazer a vontade de Deus. Isso começa por oração e leitura da Bíblia, onde encontramos qual é a vontade de Deus.
Primeiramente, Deus deseja nos mostrar nossa incapacidade de agradá-lo. Como pecadores, precisamos urgentemente do Redentor Jesus Cristo. Nós O aceitamos ou preferimos permanecer com nossas dúvidas?