Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.

Colossenses 2:8

Filosofia e tradição religiosa

Por meio da filosofia, pessoas perspicazes tentam explicar tanto a origem quanto o propósito do mundo e da humanidade, mas sem considerar a Deus. Consequentemente, o ser humano se torna o centro. A lógica da argumentação filosófica atrai principalmente aqueles que desejam compreender tudo intelectualmente. Com «vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens», a Bíblia quer dizer religiões criadas pelo ser humano com as suas tradições, incluindo o judaísmo e o cristianismo meramente formais. A filosofia e as tradições religiosas são elementos mundanos. Por isso, a Bíblia alerta sobre eles. O que há de tão ruim nelas? São um produto da mente humana, na qual Deus e Seus pensamentos não têm espaço, e onde o pecado fervilha irrefreavelmente.

Quando o apóstolo escreve «Tende cuidado!», ele está nos alertando. Como crentes, não pertencemos mais ao mundo, mas ainda vivemos nele e estamos rodeados diariamente pela sua influência. Como é fácil sermos cegados pela filosofia ou impressionados por tradições religiosas, consequentemente sendo levados para longe do Senhor Jesus. Então, a simples fé na Palavra de Deus é comprometida. Vamos tomar cuidado com esse engano! Além disso, a filosofia e a tradição religiosa impedem que muitas pessoas creiam no Redentor Jesus Cristo. A sua inteligência e atitude religiosa os obstruem. Deus não revelou tudo ao ser humano: «As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre» (Dt 29:29).