Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 6:23

O que é o pecado?

Diversas respostas são dadas a essa pergunta. Uma pessoa dirá: “Pecado? Não damos atenção para isso hoje em dia. Tanto o conceito quanto a palavra que o descreve são ultrapassados. Somente falamos sobre ofensas à lei ou aos direitos humanos”. Outro dirá: “Pecado? Por essa palavra, entendo crimes graves como assassinato, roubo, abuso infantil e atos semelhantes. Felizmente, não tenho isso pesando sobre a minha consciência”. Outro, ainda, explicará: “Pecado? Não o julgamos mais tão severamente quanto no passado. Os dias de hipocrisia puritana se foram. Ter mais liberdade não deve ser tão ruim, não é mesmo?”. No fim das contas, não é uma questão do que eu penso. Somente Um pode determinar que é o pecado: “Deus, o juiz de todos” (Hb 12:23). Ele o fez, de modo inequívoco, na Sua Palavra, a Bíblia, por meio de mandamentos específicos. Quem os despreza deliberadamente, um dia será julgado e condenado por Ele.

Deus, porém, também testificou pela Sua Palavra que Ele é misericordioso e gracioso. Ele está pronto para perdoar os pecados. Mas quem pode receber perdão? Apenas os melhores, com a menor culpa? Certamente não! O perdão está disponível a todos sem exceção, com uma condição: “O que as confessa e deixa [suas transgressões], alcançará misericórdia” (Pv 28:13). O dom gratuito de Deus que o texto de hoje menciona é concedido a todos aqueles que depositam sua fé no Senhor Jesus Cristo.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 Jo 1:9).