Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia; a ti virão os gentios desde os fins da terra.
Jeremias 16:19
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 16:1-21)
Porque o próprio Jeremias é “precioso” aos olhos do Senhor, ele foi chamado a se manter separado daquilo que é “vil” (15:19), a saber, deste povo mau. É impossível estar misturado com o mal e ao mesmo tempo dar testemunho contra os que o praticam. Deus nem mesmo permite este jovem a formar uma família nesse lugar. Tudo isto é para mostrar claramente que ele não pode ter uma residência permanente em Jerusalém às vésperas do julgamento que ameaça essa cidade. Além disso – e esta é uma palavra para todos nós –, Jeremias deve, como um verdadeiro nazireu, se abster de toda participação nas festas e diversão de um povo condenado. Mas isso certamente não é uma grande perda para quem tem seu gozo na Palavra de seu Deus (15:16). Quanto mais o Senhor e Sua palavra se tornam nosso deleite, menos desejaremos os prazeres enganosos que o mundo nos oferece.
Os versículos 10 a 21 mencionam o seguinte: o castigo do Senhor sobre Seu povo; o motivo por detrás deste castigo; mas também a promessa de uma restauração futura (v. 15). A poderosa intervenção do Senhor por meio de “pescadores” e “caçadores” para trazer de volta os filhos de Israel terá o efeito de torná-Lo conhecido também pelas nações gentias (v. 19).