Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade... vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará.

João 16:13-14

A obra do Espírito Santo

Entre as últimas coisas que o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos antes de ir para a cruz, Seu anúncio da vinda do Espírito Santo assume um lugar particularmente importante. Nos versículos acima, o Senhor menciona uma tríplice obra do Espírito Santo.

Ele guia os crentes em toda a verdade. Naquele momento, os discípulos ainda não conseguiam compreender o que o Senhor estava explicando. Porém, o Espírito Santo seria capaz de guiá-los para um entendimento mais profundo da verdade. Ele inclusive iria motivar e inspirar alguns deles a registrarem a Palavra de Deus por escrito. Nos nossos dias, também é o Espírito Santo quem nos revela toda a verdade. Ele torna eventos futuros conhecidos. Quantas partes do Novo Testamento contêm afirmações proféticas! Isso diz respeito aos evangelhos, às epístolas, e não por último, ao livro de Apocalipse. Igualmente hoje, o Espírito Santo busca nos ocupar com as diversas descrições do futuro glorioso do Senhor Jesus. E o futuro dEle também é nosso.

Ele busca glorificar o Senhor Jesus. A obra inteira do Espírito Santo tem esse grande objetivo. Assim como o Senhor veio à terra para glorificar Seu Pai, também a presença do Espírito Santo aqui, no fim das contas, é para a glória do Filho. Isso, Ele realiza não apenas por meio das escrituras; Ele se dedica a fazê-lo diariamente na sua e na minha vida. Foi assim com Paulo. Ele desejava que Cristo «fosse engrandecido» no seu corpo, quer pela vida ou pela morte (Fp 1:20).