Como estamos arruinados!
Jeremias 9:19
(Leia Jeremias 9:1-9; 17-26)
Assim como no tempo de Jeremias, há muitos “feridos” entre o povo de Deus hoje (cp. 8:21). Se conhecemos tais pessoas, devemos levá-las ao grande Médico, que tem o poder de curá-las (cp. 8:22).
O capítulo 9 expressa a inexplicável angústia do profeta. Mesmo tendo falado ao povo tão severamente, isso não impediu de ser tratado com extrema crueldade por causa do que havia falado. Ele certamente sentiu dor ao refletir a respeito da condição de Israel e acerca do juízo que pairava sobre eles, mas ele sentia dor especialmente por causa da desonra feita ao nome do Senhor. Se amássemos mais ao Senhor Jesus, sentiríamos profunda tristeza ao vermos a ingratidão e a indiferença dos homens em relação ao Seu amor.
Meditemos sobre os importantes versículos 23 e 24 (citados em 1 Coríntios 1:31). Estar orgulhosos do que podemos fazer e daquilo que possuímos é parte da natureza de cada um de nós. O atleta se orgulhará de sua agilidade, força e conquistas; o bom aluno se orgulhará de seus sucessos acadêmicos; o piloto, de seu carro potente, e assim por diante. No entanto, a única coisa de que Deus permite que nos orgulhemos é de conhecê-Lo (Salmo 20:7; 2 Coríntios 10:17). Será que apreciamos ao máximo nosso relacionamento com o Senhor Jesus? Ou nos envergonhamos disso?