E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.

Lucas 15:1-2

PERDIDO E ACHADO

“Este recebe pecadores”, murmuravam os fariseus e escribas, quando os publicanos e outros párias da sociedade se aproximavam de Jesus para ouvi-Lo. Em seguida, o Senhor contou a parábola da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho perdido. Nas três partes aconteceu um caso de perda. Os piedosos fariseus e escribas nem por um momento imaginaram que aos olhos de Deus eles estavam igualmente perdidos.

A reprovação deles: “Este recebe pecadores” mostra que eles não se incluíam entre eles. O Senhor deu-lhes três ilustrações impressionantes da maneira amorosa como Deus busca os pecadores perdidos. Se ao menos eles despertassem de sua cegueira e complacência! A ovelha havia se extraviado e perdido, a moeda estava perdida e caída em algum lugar no pó, e o filho estava perdido em terras estrangeiras e enfrentou fome lá. Então vieram as boas novas do amor de Deus: o Bom Pastor procurou a ovelha perdida e conseguiu encontrá-la. A mulher pegou uma lanterna e procurou pacientemente, até que finalmente encontrou a moeda que faltava. O pai esperou ansiosamente que o filho perdido voltasse de longe; assim que o avistou voltando para casa, correu em sua direção de braços abertos. Sejamos agradecidos a Deus por esta mensagem gloriosa! E pelos perdidos, que de boa vontade se deixam buscar e encontrar pelo Deus de amor.