E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Apocalipse 21:4

NÃO MAIS PRANTO, NÃO MAIS DOR

Estas palavras descrevem a felicidade das pessoas que viverão na eternidade na nova terra. João não aprende aqui o que haverá então, mas o que não haverá mais. Talvez isso se deva ao fato de que a linguagem humana não é suficiente para descrever adequadamente o estado glorioso na nova terra (veja 2 Coríntios 12:4). A morte é o último inimigo a ser aniquilado (1 Coríntios 15:26; Apocalipse 20:14). Quando ninguém mais morrer, não haverá mais luto; e sem dor, não haverá mais choro. No início de nosso texto bíblico, no entanto, ainda se fala de lágrimas. As lágrimas vêm da tristeza que nos atinge nesta antiga terra. Mas assim como uma mãe enxuga as lágrimas de seu filho e traz de volta um sorriso feliz ao seu rosto, assim Deus tirará da alma toda memória do sofrimento passado. Então somente a felicidade e a alegria perfeita encherão o coração.

O primeiro desaparece então para sempre. O primeiro é o que caracteriza nossa terra hoje: dor, pranto, morte e tristeza. Tudo isso veio ao mundo por meio do pecado. Mas na nova terra, o pecado, e suas consequências, será abolido para sempre por causa do sacrifício de Cristo (Hebreus 9:26). Para os crentes do tempo da graça, este maravilhoso estado começa mais de mil anos antes – no momento em que o Senhor Jesus vier para conduzir os Seus para Sua casa eterna, a casa do Pai.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:23).