ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.

Mateus 27:37

O evangelho segundo mateus

O Novo Testamento começa com os quatro evangelhos e o relato deles acerca de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele se fez Homem e desceu até nós, enviado por Deus. Deus habitou entre nós, seres humanos! Agora, por que deveria haver quatro relatos a respeito dEle? Porque Sua Pessoa e Sua vida na terra foram únicas, de enorme importância e diversa. Os evangelhos descrevem Sua pessoa e vida de quatro pontos de vista distintos. Juntos, eles mostram como Ele realmente era quando viveu na terra.

Mateus escreveu o primeiro evangelho. Ele era um cobrador de impostos que, antes de começar a seguir Jesus, não gozava de boa reputação. Depois, porém, ele tinha uma mensagem acerca de Jesus para transmitir aos seus compatriotas, os judeus. Ele era o Rei a quem os profetas de Israel haviam anunciado. Além disso, o Reino dos céus estava próximo!

Por meio de seu livro, Mateus desejava principalmente informar e convencer os judeus de que Jesus Cristo era o Senhor, crucificado e ressuscitado, o Messias deles. Uma minoria de sua nação havia aceitado a Cristo; portanto o reino ainda não havia surgido de forma visível. Os profetas já haviam predito tudo isso a respeito de Cristo; e Mateus constantemente citava as Escrituras do Antigo Testamento para provar isso. Ele também não escondeu o fato de que Cristo voltaria e estabeleceria Seu reino na terra, com poder e glória. Então, Ele julgará Seus inimigos e estabelecerá um reino caracterizado pela justiça e paz.