Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão; como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.

Isaías 49:7

(Leia Isaías 49:1-13)

Neste ponto do livro de Isaías, começa uma nova e importante seção, prova de que Israel tem sido um servo infiel, e o Senhor revela um substituto de Israel, Cristo, o servo obediente, em quem Ele seria glorificado. Agora, à primeira vista, a obra do Senhor parece ter sido em vão (v. 4). Israel não foi reunido novamente como nação, mas rejeitou o Messias. No entanto, os versículos 5 e 6 e também o capítulo 53:11 nos asseguram que, apesar do aparente retrocesso, Cristo “verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito”. Os filhos de Deus espalhados pelo mundo hoje estão reunidos na forma de uma família celestial (João 11:5152). A rejeição do Senhor por parte de Seu povo permitiu estender Sua salvação “à extremidade da terra”.

Esse discurso entre o Senhor e “santo Servo Jesus” (Atos 4:27) não é uma coisa maravilhosa? Deus falou “ao que é desprezado, ao aborrecido das nações, ao servo dos tiranos” (v. 7) e Lhe prometeu que essas coisas logo seriam revertidas.

Quando Ele aparecer em Sua glória, será a vez de os “tiranos” O honrarem e se ajoelharem diante dEle. “Reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão” (v. 7; Filipenses 2:611).