E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.

Êxodo 37:2

Dentro e fora

A Arca da Aliança é uma figura do Senhor Jesus Cristo. A madeira de acácia, da qual foi feita, é uma ilustração de Sua humanidade verdadeira e perfeita. O ouro, com o qual foi revestida por dentro e por fora, indica Sua divina justiça e glória. As tábuas da lei foram colocadas na Arca. De Cristo, lemos profeticamente: “A tua lei está dentro do meu coração” (Salmo 40:8). A tampa era para proteger o interior da arca de olhares curiosos. De fato, o Filho de Deus disse a respeito de Si mesmo: “Ninguém conhece o Filho, senão o Pai” (Mateus 11:27). Sabemos, no entanto, que a Arca foi totalmente revestida de ouro por dentro. O Senhor Jesus respondeu à pergunta quanto à Sua Pessoa: “Isso mesmo que já desde o princípio vos disse” (João 8:25). Deus, que deseja “a verdade no íntimo” (Salmo 51:6), encontrou Sua satisfação em Seu Filho amado. Como isso era diferente dos escribas e fariseus nos dias de Jesus! Exteriormente eles eram piedosos, mas faltava a realidade interior, como ficou claro quando rejeitaram o Filho de Deus. O Senhor teve que desmascarar sua hipocrisia repetidamente: “sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.” (Mateus 23:27). Todos os que seguem um estilo de vida cristão devem enfrentar uma questão séria: verdadeiramente nasceram de novo ou seu cristianismo é uma fraude? Mesmo os filhos de Deus devem atentar para que Deus tenha prazer na “verdade no íntimo”. Em breve estaremos diante do Tribunal de Cristo: Que nossas vidas, portanto, mostrem que temos consciência disso!