Andava [Jesus] de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.
Lucas 8:1-3
SEGUI-LO EM AMOR
Fazia parte da missão do Senhor Jesus pregar a mensagem do reino de Deus em todos os lugares. Ele exortou as pessoas a reconhecerem a autoridade de Deus sobre suas vidas e a se submeterem ao Seu governo. Um dia Cristo retornará à terra e cumprirá as reivindicações de Deus em poder. Aqui, porém, em Seu primeiro advento, ouvimos o chamado da graça e vemos Seu poder libertador.
Aqueles que acompanharam o Senhor experimentaram esse poder. Entre eles estavam não apenas os apóstolos, mas também mulheres “que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades”, além de outras. Todos eles seguiram Jesus e serviam a Ele com suas vidas e seus bens.
Maria Madalena é mencionada aqui pela primeira vez. Em contraste com os contos modernos acerca dessa mulher, não há relato na Bíblia sobre as falhas morais em sua vida, mas sim acerca de uma possessão demoníaca. A libertação que ela experimentou motivou Maria e as outras mulheres a servirem ao Senhor com amor genuíno.
Maria Madalena é mencionada posteriormente apenas no sepultamento e ressurreição de Jesus. Ela recebeu a importante comissão do Senhor de informar os discípulos acerca da Sua ascensão ao céu (cf. João 20:118).