E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.

Jeremias 8:11

PAZ

Esta foi a segunda vez que Deus fez o profeta Jeremias expressar essas palavras. Outros profetas e sacerdotes em questão aqui deveriam ter sabido melhor. Mas eles enganaram a si mesmos e aos outros quanto ao fato de que estavam vivendo suas vidas de forma contrária aos mandamentos de Deus. A causa desse autoengano foi que eles se recusaram a acreditar no que Deus havia pronunciado sobre sua “dor”, ou seja, seu estado deplorável. Eles preferiram seu próprio diagnóstico. Eles pensavam que poderiam curar suas próprias feridas. Eles imaginavam que haveria paz e que ela continuaria. Mas, enquanto eles não mudassem seus caminhos pecaminosos e se voltassem para Deus, a verdadeira paz estaria faltando. Deus disse: “Mas os ímpios não têm paz” (Isaías 48:22). Uma avaliação errada da situação levou a consequências fatais. Encontramos o diagnóstico apropriado de nossa própria condição real apenas na Bíblia. Também nos dá o único remédio eficaz para a ferida fatal que o pecado nos infligiu. Deus declara em Sua Palavra que todos pecaram. Mas Ele também afirma que todos podem ser justificados gratuitamente por meio de Sua graça, por meio da redenção em Cristo Jesus (Romanos 3:2324). Quem se rebela contra o diagnóstico de Deus está se encaminhando para o castigo eterno. Se, no entanto, nos submetermos ao veredicto de Deus e confessarmos a culpa de nossa vida diante dEle, seremos curados por meio da obra de redenção do Senhor Jesus Cristo. Então conheceremos a verdadeira paz: paz com Deus!