E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona. E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Mateus 27:45-46

DESAMPARADO POR DEUS

Uma única pessoa viveu uma vida pura e sem manchas nesta terra, nosso Senhor e Salvador. Deus pode testificar repetidamente acerca dEle: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17; 17:5). E vemos esta mesma Pessoa desamparada na cruz por Seu Deus! O que aconteceu ali na cruz do Calvário é incompreensível! Não é de se admirar que o sol, que testemunhou a glória do Criador na natureza por milhares de anos em todos os detalhes maravilhosos da terra criada por Deus, tenha escurecido diante dessa visão, quando a fiel e verdadeira Testemunha clamou a Deus e não recebeu resposta. Desamparado por Deus! O que isso significa? O que isso tem a ver comigo? Que parte eu tenho na morte do Filho de Deus na cruz? Uma coisa me torna culpado: meus pecados! Esse fato deve nos afetar profundamente. No entanto, foi lá na cruz, na obra expiatória do Senhor Jesus, que Deus lançou o fundamento para nossa salvação eterna e, ao mesmo tempo, glorificou a Si mesmo como Deus — o Deus de luz e amor — eternamente. Como a cruz fala maravilhosamente aos nossos corações! Se entendermos apenas um pouco do que aconteceu na cruz, louvaremos a Deus do fundo de nossos corações. Nós adoramos, ao Pai e ao Filho. E agora, como consequência, o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo (Gálatas 6:14).