Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou.
Isaías 41:20
(Leia Isaías 41:1-16)
Deus não apenas Se tornou conhecido em Sua criação. Ele também mostrou Seu interesse pela humanidade. Às nações, Ele tem Se revelado em justiça e juízo (vv. 14). A Israel, Ele demonstrou Seu caráter em graça. Afinal, eles não são descendentes de Jacó, Seu Servo, e de Abraão, Seu amigo? “Quanto, porém, à eleição, [eles são] amados por causa dos patriarcas; porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11:2829; Salmo 105:610).
A fraqueza desse povo – vermes (v. 14) – não é obstáculo à Sua benção. Pelo contrário, é a condição necessária para o desfrutar de Suas gloriosas promessas (em especial, a partir do v. 10). Tais promessas são igualmente importantes para nosso encorajamento: “Não temas…porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.
O final do capítulo continua destacando o que Deus é em contraste com os ídolos. Eles são desafiados. Será que têm o mínimo conhecimento das coisas passadas ou das futuras (vv. 2223)? O Criador, o Deus que está interessado na humanidade, também é o Deus de todo conhecimento!