[Cristo irá] apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Efésios 5:27
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE CÂNTICO DOS CÂNTICOS (Leia Cânticos 6:1‑13)
A descrição apaixonada que a sulamita foi capaz de dar a respeito de seu amado leva outros a procurá-lo. Esse deve ser o resultado de nosso testemunho. Aqueles que nos cercam não devem estar de forma alguma enganados no que diz respeito à posição em que nos encontramos. Só o testemunho fluindo da abundância de nosso coração é que os conduzirá ao Senhor Jesus. As “filhas de Jerusalém” até agora só ouviram acerca da beleza do Noivo, mas o esplendor da noiva já lhes é visível. Ela é “mais formosa entre as mulheres” (vv. 1, 13). A beleza moral da assembleia (a Igreja), o reflexo da beleza do Senhor Jesus, preparará os não convertidos para receberem o Evangelho.
Mas, acima de tudo, esta beleza é apreciada pelo Senhor (v. 4). Ele também tem Seus olhos naqueles que amou até o fim. E o que Ele vê na noiva? – as perfeições com os quais Ele próprio a tem vestido (comp. Ezequiel 16:7‑14). Ele até mesmo a chama de “minha imaculada” (v. 9), tendo perdoado sua indiferença e lembrado de apenas uma coisa – ela não se envergonha dEle e confessa publicamente Seu Nome. Por Sua vez, Ele a reconhece como Sua diante de Deus (Mateus 10:32). Pensemos no dia de Sua vinda, quando o Noivo divino apresentará Sua Igreja a Si mesmo, sem mácula, nem ruga ou qualquer outra coisa semelhante, santa e sem defeito por toda a eternidade (Efésios 5:27; 1:4).